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Episódio:

O que é level design

No desenvolvimento de um jogo existe um processo chamado LEVEL DESIGN, no entanto, é comum achar que level design é o processo de criação das artes do cenário, como objetos, tilesets, modelos 3D, etc. O que é uma definição equivocada, pois o level design nada tem a ver com os aspectos visuais do jogo.

Acredito que esta confusão se dá ao fato do termo “design”, que muitas vezes é associada às questões visuais. No entanto, em games, geralmente o termo “design” se refere à projeto, planejamento, e não aos recursos visuais.

Portanto, o level design é o planejamento das fases do jogo, não no sentido estético, mas sim na organização e distribuição dos elementos, sempre visando uma boa experiência para o jogador.

O level design é uma das etapas do game design, que também não tem nada a ver com visual, e sim planejamento do jogo como um todo.

Cabe ao level designer, que é o profissional responsável pelo level design, elaborar a forma com que a fase será construída, definindo os obstáculos, distribuição de inimigos, itens, etc.

Criar um bom level design é um grande desafio, pois diferente do que muitos pensam, as fases de um jogo não são construídas aleatoriamente, pois para se fazer um bom jogo é preciso pensar em cada detalhe, e tudo que você coloca em uma determinada fase, poderá interferir na experiência do jogador, seja positiva ou negativamente.

E existem diversas formas e ferramentas de fazer o planejamento de suas fases, eu inclusive fiz um vídeo falando sobre algumas destas ferramentas que podem te auxiliar no level design do seu jogo, e você poderá conferir este vídeo clicando aqui.

Uma outra etapa do desenvolvimento de um game que anda lado a lado com o level design, é a prototipagem, pois através de um protótipo simples e rápido, podemos testar as nossas fases e verificar se tudo funciona da forma correta, se os obstáculos e dificuldade estão equilibrados, se os precipícios são suficientes para a capacidade do pulo do personagem, etc.

No vídeo abaixo, podemos ver o mestre Shigeru Miyamoto (criador de jogos como Super Mario, Legend of Zelda, Donkey Kong, dentre outros) falando um pouco sobre o processo de level design do jogo Super Mario.

E podemos notar a genialidade na maneira que o próprio level design ensina o jogador a jogar sem nenhum tipo de texto.

 

Agora, se tem algo que melhora e muito o level design de seus jogos, é compartilhar este post com seus amigos!

Jefeson Dias.

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