Desenvolver um jogo exige uma série de softwares, seja para desenvolver o jogo (engine), para criar os gráficos, animações e também as músicas.
Porém, muitos dos softwares utilizados para estas finalidades, são pagos, o que dificulta para quem não tem muitos recursos financeiros, até porque, também é preciso investir em conhecimentos.
Mas não é porque você não tem dinheiro para investir em softwares que você não poderá criar o seu game, pois existem alternativas gratuitas que te permitirão tirar seus projetos do papel, sem precisar investir em licenças.
E a grande vantagem de utilizar softwares gratuitos, é que sobrará mais dinheiro no seu bolso, que poderá ser utilizado com outras coisas, como cursos, livros, etc.
Existe o mito de que softwares gratuitos são ruins e limitados, porém, nem sempre isso é verdade, pois softwares bons e ruins existem independente de ser pago ou não.
Mas para te ajudar a escolher os melhores, eu separei algumas opções de softwares gratuitos e que podem ser úteis na produção de seu jogo.
ENGINE:
A engine nada mais é do que o coração do seu jogo, é onde você vai unir todos os recursos gráficos e sonoros e programar tudo isso de forma que se torne um game completo.
E hoje, existem diversas engines no mercado, sendo que a maioria são pagas, mesmo que seja uma porcentagem dos lucros com o jogo.
No entanto, hoje existem engines gratuitas, que mesmo sendo mais limitadas, ainda sim são capazes de fazer bons jogos, tais como:
Godot:
A Godot é uma engine que te permite criar jogos 3D e 2D, em diversas linguagens de programação.
Esta engine começou bem tímida, mas hoje, em sua terceira versão, trouxe uma série de novidades e recursos interessantes para a ferramenta, sem contar que a comunidade de usuários vem crescendo cada vez mais.
GDevelop:
Esta engine se assemelha muito ao Construct, pois com ela, você consegue criar jogos 2D de forma rápida e sem precisar de programação, pois tudo se baseia em definir eventos e ações dentro do jogo, igual acontece com várias outras engines que você poderá conferir neste post.
O grande problema desta engine, é a falta de informações, principalmente em português, no entanto, se você já utilizou ou utiliza o Construct, não terá nenhuma dificuldade em utilizá-la, pois a forma de trabalhar com ambas engines são bem semelhantes, podemos até mesmo dizer que a Gdevelop é uma versão alternativa do Construct 2.
PRODUÇÃO VISUAL:
Os gráficos são importantes para qualquer jogo, como eu explico aqui neste post, e para isso, precisamos de softwares que nos permitam expressar nossa criatividade, e acredite, existem alternativas gratuitas aos softwares pagos de produção visual.
Krita:
O Krita é uma ferramenta simplesmente fantástica, pois com ela, você poderá desenhar, pintar e até mesmo animar (em 2D) os seus recursos visuais, sendo que em certos aspectos, como animação e criação de backgrounds, chega até mesmo a ser melhor do que o Photoshop.
E no Krita, é possível trabalhar com vários estilos gráficos, inclusive com pixel art, tal como eu ensino neste vídeo e também neste outro vídeo, onde falo especificamente sobre animação em pixel art.
Portanto, vale a pena aprender a usar esta ferramenta em seu processo criativo, mas lembre-se, o software é apenas uma ferramenta, e o que vai permitir um trabalho de qualidade são seus conhecimentos e habilidades.
Dragon Bones:
Todo jogo precisa de personagens animados, e para dar vida a seus personagens, você poderá utilizar o software Dragon Bones, pois com ele, você consegue importar seu personagem, inserir articulações e em seguida animá-lo como se fosse uma marionete.
O Dragon Bones é voltado exclusivamente para animações 2D, podendo substituir softwares como Spriter e Spine.
Blender:
Para produções tridimensionais, você poderá usar o software Blender, que é uma excelente ferramenta gratuita voltada para a produção 3D.
Com este software, você poderá modelar seus personagens e recursos de cenários, pintar e aplicar texturas, além de animá-los.
E mais, o Blender não se limita apenas à produção 3D, pois ele também possui recursos voltados para a animação 2D.
SONS E MÚSICAS:
Quando se fala em produção de jogos, não podemos deixar as músicas de lado, pois elas também possuem um papel muito importante na experiência do jogador, e para produzi-las você poderá utilizar os seguintes softwares:
Audacity:
Este programa é voltado para a gravação e edição de sons e músicas, no entanto, é mais voltado para gravações com instrumentos, já que ele não possui recursos de sintetizadores internos.
E também serve para captar e ditar sons para sonoplastia.
LMML:
Para produzir suas músicas, você também tem o LMMS como ótima opção, pois com este software, você consegue criar sintetizadores virtuais que poderão simular diversos tipos de som, além de poder compor e montar a música diretamente nele, sem precisar de instrumentos físicos.
Este software se assemelha bastante ao tão conhecido Fruit Loops, sendo uma excelente alternativa à ele.
Portanto, como vimos, existem diversos softwares inteiramente gratuitos que podem nos auxiliar na produção de nossos jogos, e olha que eu nem mencionei todos, e sim, aqueles que tenho mais conhecimento.
Espero que este artigo tenha sido útil, e nos vemos no próximo!
Jeferson Dias.