Sempre quando se fala sobre criar seus proprios jogos, um brilho nos olhos aparece, no entanto, nem todo mundo tem paciência ou pre disposição à aprender a programar seus jogos independentes, o que faz com que muitos aspirantes acabem abandonando seus sonhos logo no início.
Mas saiba que não saber programar, pelo menos com aqueles códigos e números que embaralham a cabeça, não é desculpa para você não tirar aquele projeto do papel e alcance este sonho, seja ele lançar um jogo na Steam ou criar um jogo para Android.
Pois hoje em dia existem diversas ferramentas que te permite criar seu próprio jogo sem precisar programar sequer uma linha de código, não é incrível?
Através de certas engines, que são programas básicos para “montar” o seu jogo, você consegue inserir os elementos do seu game, como personagens, plano de fundo, etc. e depois ir adicionando “comportamentos” neles apenas arrastando blocos ou configurando parâmetros pré programados, permitindo que qualquer pessoa com um mínimo de força de vontade seja capaz de criar um game.
Dentre as engines que te possibilita criar jogos sem programação, temos:
CONSTRUCT2/3:
O Construct 2 ou 3 é o xodó de muitos desenvolvedores, e confesso que é o meu também, pois esta é sem sombra de dúvidas uma das melhores, senão a melhor engine para se criar jogos 2D sem precisar usar scripts, e foi graças a esta ferramenta que consegui entender na prática todo o processo de criação de um jogo além de compreender melhor a lógica de programação aplicada a games.
O Construct 2 ou 3 te oferece muitos facilitadores para criar jogos, te permitindo desenvolver seu jogo sem grandes dificuldades.
No entanto, o Construct 2 foi substituído pelo Construct 3, que deixou de ter uma licença permanente (paga uma única vez), e passou a ter uma licença no modelo de assinaturas, onde você paga mensalmente para utilizar a engine.
Ainda é possível utilizar e adquirir a licença da segunda versão, no entanto, a Scirra, que é a produtora do Construct jogou o preço nas alturas para meio que “obrigar” os amantes da ferramenta a migrarem para o Construct 3.
Mas se você está realmente disposto e tem um dinheirinho sobrando, vale muito a pena investir, e antes que eu me esqueça, ainda é possível utilizar a versão gratuita do Construct 2, que apesar de limitada, é o suficiente para você aprender tudo o que a ferramenta oferece.
CLICKTEAM FUSION:
O Clickteam Fusion também é outra ferramenta excelente que te permite criar seus jogos sem programação, e ele funciona similarmente ao Construct 2, inclusive, existem diversos jogos famosos criados com o Fusion, como Oniken e Odallus do estúdio brasileiro Joy Masher, ou seja, o Fusion é uma ferramenta simples que impõe respeito.
RPG MAKER:
O RPG maker é voltado exclusivamente para a criação de jogos de RPG 2D, aos moldes de classicos do Super Nintendo.
A engine basicamente te oferece o jogo todo pronto, onde você deverá customizar os elementos, criar a história, mapas, personagens e configurar os eventos e ações que acontecem no decorrer do jogo.
Muitos desenvolvedores começaram suas jornadas pelo RPG Maker.
STENCYL:
O Stencyl também é voltado para jogos 2D e possui um sistema de programação semelhante ao software Scratch da MIT, que é um software muito utilizado par ao ensino de programação ao redor do mundo, onde, ao invés de escrever linhas de código, o usuário arrasta blocos com eventos e ações.
GAME MAKER?:
Sempre quando se fala em criar jogos sem programar, o Game Maker: Studio aparece na lista, no entanto, embora ele tenha de fato um sistema de programação sem scripts, ainda sim acaba exigindo um pouco de conhecimentos de programação, principalmente de lógica, sem contar que não possui tantos facilitadores como outras engines, o que faz com que ele não seja tão recomendado para iniciantes que nunca criaram um jogo.
Apesar de te possibilitarem criar jogos sem programar, estas engines são pagas, e dependendo da situação vale a pena investir nestas ferramentas, portanto, teste a versão gratuita, aprenda como cada uma funciona e escolha aquela que mais te agrada.
DICA: Os preços destas engines costumam ser menos na Steam.
Jeferson Dias.